Espaço Museu - Villa Romana do Rabaçal

A exposição “Villa Romana do Rabaçal: era uma vez...”, patente no interior do Villa Romana Espaço Museu, é um dos três núcleos que se contemplam a fim de tornar compreensível a presença romana neste território.

Alguns dos objetos dados a ver não têm evidência de função, perdidos que estão os seus antigos utilizadores na bruma dos tempos. Foram recolhidos, estão organizados e vivem agora num espaço arquitetonicamente criado de raiz.
É, por isso, importante a visita aos outros dois núcleos, locais de origem e espaço de compreensão destes objetos: a estação arqueológica (que inclui a residência senhorial, o balneário, a área rústica e os sistemas elevatórios de água) e, por forma a consolidar toda a perspetiva criada, a contemplação da vista panorâmica do miradouro de Chanca, com belver sobre todo o Vale do Rabaçal e Serra de Sicó.

Testemunhos da cultura mediterrânica presentes no Vale do Rabaçal, o visitante poderá encontrar os olivais, as vinhas, os campos de cereais, as hortas, os favais, os  tremoçais, as terras de grão e de abóboras, os salgueirais, as eiras e os seus adarves, as choupanas e os rolheiros, as noras e as picotas, os poços, as nascentes, os lavadouros e as levadas, os cortiços e o pastoreio do gado miúdo, numa autêntica viagem no tempo.

Passeie por estes locais, aceite o irresistível convite à contemplação e ao silêncio, trilhe os Caminhos de Santiago e a Rota Carmelita e encante-se com esta paisagem cársica, seca, cinza, sinuosa e nua, talhada por muitos, durante séculos.

Contacto (+351) 239 561 856
E-mail museu.rabacal@cm-penela.pt
Website http://www.cm-penela.pt/
Morada Rua da Igreja, 3230-544 Rabaçal
Horário Terça a Domingo - 10h00- 13h00; 14h00- 18h00 (Encerra às segundas feiras e nos dias 1 de Janeiro, Sexta-feira Santa, Domingo de Páscoa e 25 de Dezembro)

Book now