Rodízio de Penas da Ribeira da Azenha

Um moinho de água, ou azenha, é um tipo de mecanismo capaz de aproveitar a energia cinética da movimentação de águas, permitindo moer grãos, irrigar campos de cultivo, drenar terras alagadas e mesmo gerar eletricidade a partir da adaptação de geradores elétricos. Na Ribeira da Azenha chegaram a existir 58 instalações deste tipo.

Havendo vários tipos de moinhos de roda, esta, especificamente designada por rodízio de penas, é um tipo de moinho de roda horizontal que se crê ter sido introduzido em Portugal pelos Romanos. Durante a época medieval, a posse deste tipo de instalações era um privilégio dos senhores feudais, que cobravam pesados impostos a quem os utilizasse.

O rodízio de penas recuperado da Ribeira da Azenha encontra-se dentro de um pequeno edifício em pedra, localizado no percurso pedestre que liga a Vila do Espinhal, à Cascata da Pedra Ferida e à Praia Fluvial da Louçainha. O acesso é gratuito, contudo, para poder visitar este moinho, é necessária a autorização da Junta de Freguesia do Espinhal.

Contacto (+351) 239 559 127 (Junta de Freguesia do Espinhal)
E-mail geral@jf-espinhal.pt
Website http://www.jf-espinhal.pt
Morada Largo da Feira, Espinhal 3230- 998 Penela
Horário A visita ao espaço deve ser requerida à Junta de Freguesia do Espinhal

Book now